Pr. Temístocles Santos
E-mail: prtemistocles57@gmail.com
Jesus é o nome central das mais diversas religiões no mundo. Cada uma delas possui uma relação diferente com Ele. São pensamentos diversos também a Seu respeito. Isso porque, dependendo do pensamento, precisa haver uma esfera de crença e dependência.
Nesta pequena reflexão, quero dividir com você quatro fontes de pensamentos a respeito de Cristo Jesus, todas elas tiradas da própria Bíblia, e que podem te ajudar a se identificar em qual destas fontes você se encaixa. Vamos ver então:
-
Primeiro, vamos conhecer o Pensamento geral
-
Segundo, o Pensamento dos seguidores
-
Terceiro, o Pensamento pessoal do próprio Jesus
-
E quarto, o Pensamento Paterno, de seu Pai
As narrativas bíblicas nos mostram todo o andar e ensinos de Jesus quando esteve por aqui. Suas lições impressionaram vidas, impactaram vidas, e causaram pânico em outras.
Mas, um ponto alto em sua manifestação às pessoas foi no momento em que Ele pergunta aos discípulos o que andam dizendo na cidade de Cesareia de Filipe a seu respeito. Este texto se encontra em Mateus capítulo dezesseis, verso treze, que nos diz:
“Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos:
‘Quem os homens dizem que o Filho do homem é?’”
Posso ajustar esta pergunta ao nosso tempo moderno dizendo algo como:
“O que estão falando sobre mim por aqui?”
Aqui começa o tema de nossa reflexão. É uma questão crucial para a humanidade. Que ideia os homens fazem de Jesus? Vamos analisar a primeira fonte de informação sobre Ele, ou seja, o que a humanidade em geral pensa de Jesus.
A primeira fonte de informação sobre quem é Jesus foi dada pelos seus discípulos, para a pergunta que Jesus fez. E a resposta deles foi a seguinte:
“Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas” (verso 14).
A segunda fonte de informação está na pergunta que Jesus faz agora, não generalizando, mas trazendo a pergunta para o grupo que o tem seguido. Jesus pergunta:
“E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” (verso 15)
A pergunta foi respondida por Pedro de forma imediata, orientado e inspirado pelo Espírito Santo, conforme Jesus mesmo disse. Não vou refletir sobre a resposta de Pedro, mas chamo a atenção para a colocação que Jesus fez para Seu grupo, chamando a atenção deles agora.
A terceira fonte de informação sobre quem é Jesus é dEle mesmo. Várias vezes Jesus diz quem Ele é aos seus discípulos e aos fariseus. A estes, estas informações pessoais de Jesus causaram verdadeiras polêmicas e discussões.
Jesus afirmou a Seu respeito algumas verdades absolutas que quero mencionar aqui:
-
Eu sou o pão da vida – João 6:35
-
Eu sou a luz do mundo – João 8:12
-
Eu sou a porta – João 10:9
-
Eu sou o bom pastor – João 10:11
-
Eu sou a ressurreição e a vida – João 11:25
-
Eu sou o caminho, a verdade e a vida – João 14:6
-
Eu sou a videira verdadeira – João 15:1
Estas são algumas das dezenas de afirmações de Jesus a seu respeito. Ele não tinha qualquer dúvida e expressava com toda a confiança quem Ele era.
Neste sentido, as informações começam a afunilar e provocar na mente de seus discípulos a necessidade de uma mudança radical a respeito de quem é realmente Jesus pra eles. Isso fará com que suas vidas sejam mudadas radicalmente, porque muitas pessoas dizem que seguem a Jesus, mas na verdade não sabem ao certo quem é Jesus pra elas.
Por último, a outra fonte de informação que temos na própria Bíblia sobre quem é Jesus é do próprio Pai. Seguem alguns textos sobre essa colocação, por exemplo:
No Batismo de Jesus:
-
Mateus capítulo três, verso dezessete, diz:
“E eis que uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me alegro.’”
Na Transfiguração:
-
Mateus capítulo dezessete, verso cinco, também diz:
“Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem luminosa os envolveu, e uma voz vinda da nuvem disse:
‘Este é o meu Filho amado, em quem me alegro. Vocês devem ouvi-lo!’”
Interessante que Deus, Seu Pai, expressa um sentimento puro e de imensa alegria pelo Seu Filho humano – Jesus. Ele diz, com um coração cheio de verdade: “ESTE É MEU FILHO AMADO!”
Posso dizer que sempre foi e sempre será, assim como nós.
Finalizando esta reflexão, quero deixar algumas perguntas pra você:
QUAL DESTAS INFORMAÇÕES ESTÁ EM TEU CORAÇÃO?
QUE RESPOSTA VOCÊ PODE DAR SOBRE O QUE VOCÊ SABE DE JESUS?
QUEM É JESUS PRA VOCÊ DE FATO?
Toda a história de tua vida futura dependerá da resposta que você dará sobre Jesus. Você tem que dar essa resposta. Ninguém dará esta resposta por você! Sua resposta não pode estar baseada no que a religião tem te ensinado sobre Jesus, mas no que você pessoalmente pensa de Jesus.
Você tem hoje, enquanto vive, a oportunidade para dar sua resposta a Jesus. Faça isso — e não demore!
DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE!